Nevo Arad é a quarta vítima mortal luso-israelita em resultado dos ataques do Hamas. O jovem, de 25 anos, foi alvejado no Music Festival For Peace, que decorria em Israel. A morte, avançada pela SIC Notícias, foi confirmada pela comunidade judaica do Porto através do contacto direto de famílias ligadas à comunidade. Segundo a SIC Notícias, a família de Nevo Arad está a fazer o luto num hotel após a sua casa ter sido destruída durante um ataque.
Com o jovem, o número de falecimentos sobe para quatro. Tair Bira, de 21 anos, Dori Atias, de 22 anos, e Rotem Neumann, de 25 anos, são as outras três vítimas. Faleceu ainda durante um ataque Niv Raviv, 27 anos, que estava em processo de obtenção da nacionalidade portuguesa.
Seis cidadãos luso-israelitas continuam desaparecidos, confirmou também a comunidade judaica do Porto. Entre os desaparecidos está o pai de Tair Bira, Orin Bira, de 53 anos. Desconhece-se ainda o paradeiro de Liraz Assulin (Shitrit), de 38 anos, Idan Shtivi, 28 anos, Gilad Ben Yehuda, também de 28 anos, e Moshe Saadyan, 26 anos. Gravemente ferido e internado no hospital Hadassa, em Jerusalém, está outro luso-israelita, Menachem Hillel Ben Kalifa, de 22 anos.
Também desaparecido está Offer Kaldaron, de 52 anos, que se encontrava em processo de obtenção da nacionalidade portuguesa.
A comunidade judaica do Porto dá ainda conta que pediu a Marcelo Rebelo de Sousa para “tudo fazer no sentido de resgatar os cidadãos portugueses desaparecidos e, com certeza, raptados pelo Hamas”. Tanto os falecimentos como os desaparecimentos não foram confirmados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Texto de Eunice Parreira, editado por João Cândido da Silva. Notícia atualizada às 10h29 de 18/10, com mais um caso de desaparecimento.