O mau tempo poderá ter sido o principal factor responsável pela queda do avião da AirAsia, segundo defende a agência meteorológica da Indonésia, num relatório publicado na sexta-feira, citado pelo Wall Street Journal.
"O fenómeno meteorológico mais provável é a formação de gelo, que pode provocar estragos no motor", disse a agência, num relatório de 14 páginas, no qual são analisadas as condições meteorológicas da manhã em que o Airbus 320 caiu com 162 pessoas a bordo.
À BBC, o responsável pela agência aponta que essa foi a principal causa da queda do aeronave. "Partindo dos nossos dados, na última localização do avião estava muito mau tempo e esse foi o maior factor por trás da queda", disse Edvin Aldrian, segundo a BBC. "As condições para a formação de gelo podem parar os motores do avião, congelar e danificar os aparelhos."
Segundo o Wall Street Journal, os autores do relatório lembram que esta ainda não é uma análise final, mas apontam para que a turbulência tenha tido menos impacto do que a formação de gelo, contribuindo para a queda do avião. O mesmo jornal afirma que este é o primeiro relatório oficial, trazido a público, sobre o que é que pode ter causado a queda do avião num dia de más condições meteorológicas, mas durante o qual dezenas de outros voos não tiveram qualquer problema.
O que se sabe também é que antes de se ter perdido o contacto com o avião, o piloto pediu para elevar a altitude com o objetivo de fugir a uma tempestade. O contacto perdeu-se quando a torre de controlo se preparava para aprovar a operação.
Neste sábado, o Ministério dos Transportes da Indonésia avançou também a informação de que a companhia não tinha permissão para efetuar trajetos aéreos naquele dia. "Estamos a investigar todos os horários de voos da AirAsia. O avião violou a autorização da rota dada, esse é que é o problema", afirmou Djoko Murjatmodjo, diretor-geral do transporte aéreo da Indonésia, citado pela Reuters.
As equipas de buscas anunciaram entretanto ter encontrado "quatro grandes objetos" que deverão pertencer ao avião. Até agora foram recuperados 30 corpos e alguns deles já foram entregues às famílias.
Foi no dia 28 de dezembro que o voo QZ8501 da AirAsia - com 155 passageiros e sete tripulantes - partiu de Surabaya com destino a Singapura, tendo-se despenhado a meio do percurso no mar de Java, cerca de 40 minutos depois da partida.