O primeiro-ministro Israelita Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Moshe Ya'alon ordenaram uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. Objetivo: "destruir os túneis do terror que ligam Gaza ao território israelita", pode ler-se no comunicado divulgado esta quinta-feira à noite.
"Este túneis foram usados esta manhã pelos terroristas do Hamas para entrarem em território israelita, com a intenção de atingir massivamente os civis israelitas", acrescenta o comunicado do Governo de Netanyahu.
O Exército israelita acaba de divulgar imagens de um ataque a um dos túneis. A edição do vídeo que se segue é do jornal "Ha'Aretz".No comunicado do Exército israelita informa-se que "a operação vai incluir infantaria, corpo blindado, artilharia combinada com o apoio aéreo e naval."
Recorde-se que Israel tinha retomado na última quarta-feira os ataques aéreos na Faixa de Gaza após seis horas de cessar-fogo temporário, para permitir a chegada de ajuda humanitária aos moradores de Gaza.
O cessar-fogo recomeçou na quinta-feira de manhã, embora o grupo Hamas tenha disparado foguetes contra Israel duas horas mais tarde, avança o jornal israelita Haaretz. Desde o fim do cessar-fogo, mais de 100 foguetes e morteiros foram disparados contra Israel.
Até ao momento os ataques aéreos israelitas vitimaram quatro crianças palestinas, três em Zeitoun e um em Khan Yunis.
O Gabinete de Segurança de Israel reúne amanhã,sexta-feira,para discutir a expansão da operação de proteção de fronteira.