Exclusivo

Guerra na Ucrânia

“Os EUA têm adotado dois caminhos separados para a Rússia e para a Ucrânia”: mas quais são as diferenças irreconciliáveis?

Donald Trump deu a entender que poderia “acabar com a guerra em 24 horas”, o que muitos interpretam como uma abertura para pressionar a Ucrânia a aceitar concessões territoriais. A sua abordagem à política externa tende a ser transacional, mas enfrentará mais pontos inconciliáveis (entre as duas partes) do que aquelas que esperava

Encontro de Zelensky e Trump na Sala Oval, há cerca de um mês
Getty Images

A teoria da negociação e a sua prática global ditam que haja pelo menos três fases para se alcançar um acordo negociado após ou durante um conflito armado. Apesar de Donald Trump ter afirmado, antes de vencer as eleições presidenciais americanas, que acabaria com a guerra na Ucrânia em 24 horas, dois meses após a sua posse, esse processo encontra-se apenas na primeira fase: a preparação (ou, por outras palavras, as conversações sobre as conversações). É quando os mediadores exploram a vontade dos lados de negociar seriamente a paz na sua substância, de delinearem onde estão e apresentarem as suas questões e os pontos mais difíceis de conciliar, as ditas “linhas vermelhas”, que depois serão abordadas com maior cuidado pela equipa de mediadores.