Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, respetivamente, Donald Trump e Vladimir Putin, estiveram a conversar esta terça-feira e chegaram a acordo para um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia. As tréguas estão, contudo, limitadas a alvos e infraestruturas energéticas. A chamada telefónica acontece uma semana depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter aceitado uma proposta americana para um cessar-fogo imediato de um mês.
Exclusivo
Dos requisitos “fundamentais” de Putin à “linha vermelha” de Zelenzky: explicador sobre o cessar-fogo na Ucrânia e os telefonemas da semana
O Presidente russo impôs duas condições para avançar com o cessar-fogo: o fim da ajuda militar à Ucrânia e da partilha de informações no terreno. Donald Trump — que está a mediar as tréguas — garante que esse requisito não foi mencionado na conversa entre ambos. O Presidente ucraniano espera para “conhecer os detalhes e o que está realmente a ser proposto”, enquanto o enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente acha possível negociar as tréguas “no pazo de duas semanas”