Guerra na Ucrânia

Ucrânia abate 47 drones de 72 lançados pela Rússia, Moscovo diz ter abatido 13 drones de Kiev

O ataque aéreo russo foi repelido pela aviação, por mísseis antiaéreos, pelas unidades de guerra eletrónica, pelos grupos móveis de ataque da força aérea e das forças de defesa, segundo as autoridades ucranianas

Forças ucranianas disparam contra posições russas perto de Chasiv Yar, na região de Donetsk.
Press service of the 24th Mechanized Brigade HANDOUT

As forças de defesa ucranianas abateram 47 de 72 drones lançados pela Rússia entre a noite de quarta-feira e hoje, enquanto outros 24 desapareceram dos radares, declarou a força aérea ucraniana.

Num comunicado, as autoridades ucranianas especificaram que drones iranianos 'Shahed' e outros tipos de aparelhos aéreos não tripulados foram lançados a partir dos territórios russos de Bryansk, Oryol, Kursk e Primorsko-Akhtarsk.

"Até às 08:30 (06:30 em Lisboa), foi confirmado o abate de 47 drones Shahed e outros tipos de aparelhos aéreos não tripulados nas regiões de Poltava, Sumi, Kharkiv, Kiev, Chernihiv, Cherkassy, Kirovograd, Dnipropetrovsk, Odessa, Kherson e Mykolayiv", indicou a nota militar.

Além disso, devido à ação ativa das forças de defesa, 24 drones de vários tipos desapareceram dos radares sem consequências negativas, enquanto outro ainda estava no ar no momento da publicação do comunicado.

O ataque aéreo foi repelido pela aviação, por mísseis antiaéreos, pelas unidades de guerra eletrónica, pelos grupos móveis de ataque da força aérea e das forças de defesa ucranianas, segundo as autoridades ucranianas.

Por seu lado, a Rússia declara hoje que abateu pelo menos 13 'drones' ucranianos sobre cinco regiões do país na noite de quarta-feira e garante já ter reiniciado as operações em cinco aeroportos, após um encerramento temporário.

Segundo o Ministério da Defesa russo, quatro dos aparelhos aéreos não tripulados foram destruídos na região de Bryansk, outros quatro em Kursk, três em Belgorod, um em Voronezh e um em Kaluga, região próxima a Moscovo. Não há notícias sobre vítimas ou danos.