Exclusivo

Guerra na Ucrânia

“Significativa e controversa”, não é apenas uma mensagem para a Rússia: como deve ser lida a decisão de Guterres de encontrar-se com Putin?

O Presidente russo, Vladmir Putin, vai reunir-se com o secretário-geral da ONU, António Guterres, pela primeira vez em mais de dois anos. Será nesta quinta-feira, último dia da cimeira dos BRICS na cidade russa de Kazan. Guterres, que tem criticado repetidamente a ofensiva militar de Moscovo contra a Ucrânia, tem estado envolvido nos esforços de paz entre os dois lados desde as primeiras semanas do conflito. Como pode ler-se esta atitude do diplomata português, especialmente depois de ter faltado à cimeira promovida pela Ucrânia na Suíça?

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas
Fatih Aktas/Anadolu/Getty Images

Nos últimos dias, a chegada do português, secretário-geral da ONU, tem sido muito antecipada e envolta em expectativa. E também não têm faltado críticas, por parte da Ucrânia e dos seus aliados. Mas António Guterres deslocou-se mesmo até à Rússia.

O Kremlin já antecipou que o Presidente russo e o secretário-geral das Nações Unidas conversarão sobre a guerra na Ucrânia, bem como sobre a escalada no Médio Oriente. É a primeira vez em dois anos que os dois se encontram, depois de, nas primeiras semanas da ofensiva, Guterres ter viajado para Moscovo durante o cerco russo a Mariupol, no sul da Ucrânia.