Soldados norte-coreanos receberam uniformes militares e armas de fabrico russo, bem como cartões de identidade falsos, de residentes de Yakutia e Buriácia, duas regiões da Sibéria. Tudo isto fará parte de um plano conjurado por Moscovo e Pyongyang para auxiliar a Rússia na sua guerra contra a Ucrânia, confirmaram esta sexta-feira, agências de informação da Coreia do Sul. Além de norte-coreanos disfarçados de militares russos, movimentos de navios da Marinha russa perto de um porto norte-coreano captados por fotografias de satélite adensam as suspeitas de reuniões mantidas na semana passada, nas cidades de Ussuriysk e Khabarovsk, no extremo leste da Rússia.
Exclusivo
Coreia do Norte cede tropas a Putin para combater na Ucrânia, segundo Seul: “Uma injeção de milhares de soldados não é coisa pouca”
Navios da Marinha russa terão transferido pelo menos 1500 soldados norte-coreanos para Vladivostok, onde estão a ser treinados para a guerra da Ucrânia, algo que Moscovo nega e a própria NATO não confirma, mas do qual há vários sinais. Os analistas acreditam que a interferência de uma Coreia do Norte “ansiosa por experiência de combate” poderá ainda ser mais significativa