Guerra na Ucrânia

Rússia destrói 80% da capacidade da principal empresa energética da Ucrânia

Em cinco das seis centrais térmicas resultaram fortes danos e algumas unidades ficaram completamente destruídas

Sofiia Gatilova/Reuters

Os piores ataques russos contra o sistema elétrico da Ucrânia, em 22 de março, danificaram ou destruíram 80% da capacidade de produção de energia térmica do principal fornecedor do país, DTEK, indicou este domingo o diretor-executivo Dmitró Sajaruk. Segundo o responsável, ao ataque da semana passada seguiu-se, na sexta-feira, o segundo grande bombardeamento às instalações da empresa.

Em cinco das seis centrais térmicas resultaram fortes danos e algumas unidades ficaram completamente destruídas, indicou à televisão nacional, Sajaruk. Durante o mês de março, a Rússia realizou mais de 10 ataques contra instalações da DTEK.

Por sua vez, o presidente de Centernergo, Andrí Jota, afirmou à agência Interfax-Ucrania, que a sua central térmica na região oriental de Kharkiv ficou completamente destruída na sequência dos ataques russos. Na província de Kharkiv e em Krivoi Rog continuam a aplicar-se, de momento, restrições ao consumo de energia, assinalou hoje Ukrenergo.

Esta madrugada, os bombardeamentos contra a região de Odessa danificaram uma central elétrica de Ukrenergo e 170 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Após os trabalhos de restauração, que duraram toda a noite, os clientes voltaram hoje a ter eletricidade, afirmou a DTEK no seu canal de Telegram.