Guerra na Ucrânia

Falhas de energia em Odessa após ataque de 'drone' russo

As autoridades ucranianas garantiram que apesar de algumas partes da cidade de Odessa estarem sem eletricidade, os serviços de emergência estão a funcionar

Libkos

A cidade portuária ucraniana de Odessa ficou, no domingo à noite, parcialmente sem eletricidade depois de uma infraestrutura energética ter ficado danificada num ataque russo com 'drones' Shahed.

"O inimigo atacou novamente a região de Odessa com 'drones' de ataque. Há danos na infraestrutura energética, não há fornecimento de energia em algumas partes de Odessa. [Mas] todos os serviços de emergência estão a funcionar", relatou o chefe da administração militar regional, Oleg Kiper, na rede social Telegram.

Por seu lado, o principal fornecedor de energia da Ucrânia, DTEK, indicou que "a situação da rede elétrica continua difícil, uma vez que as instalações de alta tensão não conseguem fornecer toda a energia de que a cidade necessita".

Por esta razão, a DTEK foi "forçada a provocar apagões de emergência em Odessa e na região", é referido na nota divulgada no Telegram.

"Para reduzir a carga da rede, todos os transportes elétricos da cidade não funcionarão hoje e o consumo de energia industrial também é limitado", é referido na mensagem.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro de 2022 uma ofensiva militar na Ucrânia, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991, após a desagregação da antiga União Soviética.