O Ministério da Defesa russo informou hoje que a Rússia e a Ucrânia trocaram nas últimas horas 195 prisioneiros de guerra.
O anúncio de Moscovo foi feito uma semana depois de a Rússia ter denunciado que as forças ucranianas abateram um avião de transporte militar que transportava prisioneiros de guerra ucranianos que deveriam ser trocados por prisioneiros de guerra russos.
O Ministério da Defesa russo afirmou na altura que mísseis disparados do outro lado da fronteira tinham derrubado o avião de transporte militar na região russa de Belgorod.
As autoridades locais de Belgorod, zona que faz fronteira com a Ucrânia, informaram que o incidente ocorrido em 24 de janeiro matou todas as 74 pessoas que estavam a bordo do aparelho aéreo, incluindo seis tripulantes e três militares russos.
Na semana passada, as autoridades ucranianas confirmaram que estava prevista uma troca de prisioneiros para aquele dia, tendo informado posteriormente que a operação tinha sido cancelada.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).