A Força Aérea ucraniana reivindicou nesta segunda-feira o abate de dois aviões de comando aéreo russo sobre o Mar de Azov, uma área que é controlada pela Rússia.
"Agradeço à força aérea por esta operação perfeitamente planeada e executada na região do Mar de Azov!", declarou o comandante-em-chefe do exército ucraniano, Valerii Zaluzhnyi.
De acordo com Kiev, foram abatidos um A-50, um aparelho de deteção, vigilância e de comando aerotransportado, e um Il-22, que é uma aeronave que também serve como posto de comando.
O exército ucraniano, porém, não especificou como estes aviões foram abatidos. Esses aviões são usados para ações de informação, identificação de alvos e coordenação de tropas.
Questionado sobre o assunto durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, escusou-se a comentar.
"Não temos informações" sobre esses casos, disse Peskov, remetendo outros esclarecimentos para o Ministério da Defesa russo, que geralmente permanece em silêncio sobre as suas perdas e fracassos desde o início da invasão russa na Ucrânia, há quase dois anos.
A Rússia afirma, repetidamente, ter a supremacia aérea sobre a Ucrânia, mas na realidade esta nunca foi duradoura ou completa.
A ajuda militar ocidental também reforçou a defesa antiaérea da Ucrânia durante quase dois anos, a fim de proteger o país dos ataques de mísseis e 'drones' que a Rússia realiza quase diariamente às cidades ucranianas.