Guerra na Ucrânia

Força Aérea ucraniana abateu oito mísseis russos que se dirigiam para Kiev

O ataque da Rússia iniciou-se por volta das 4h locais (2h em Portugal), com mísseis que voavam em direção à capital ucraniana numa trajetória balística, e causaram ferimentos a quatro residentes

Sergei Malgavko/Getty Images

A Ucrânia abateu esta segunda-feira oito mísseis russos que se dirigiam para Kiev, disse o exército ucraniano.

"De acordo com as primeiras informações, por volta das 4h" (2h em Lisboa), a Rússia "iniciou um ataque com mísseis contra a região de Kiev", afirmou a Força Aérea ucraniana na rede social Telegram.

"No total, a defesa aérea destruiu oito alvos aéreos que voavam em direção à capital numa trajetória balística", continuou.

Fragmentos de mísseis caíram no distrito de Darnytskyi, no sudeste da capital, indicou a administração militar de Kiev.

Quatro residentes foram atendidos pelos serviços de emergência, incluindo um com ferimentos causados por estilhaços, acrescentou na mesma rede social.

O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, indicou no Telegram que "um fragmento de um míssil danificou um edifício em construção no bairro de Darnytskyi", provocando um incêndio, rapidamente extinto, enquanto outro pedaço de estilhaço se despenhou num relvado.

As autoridades ucranianas acusaram a Rússia de preparar uma campanha de ataques sistemáticos às infraestruturas energéticas do país em pleno inverno, como aconteceu no ano passado.

Durante o inverno de 2022, milhões de pessoas ficaram sem eletricidade durante longos períodos, em plena vaga de frio, devido a estes ataques.

Desde então, Kiev reforçou os sistemas de defesa aérea com armas ocidentais, mas considerou precisar de mais para proteger as regiões vulneráveis.