Guerra na Ucrânia

Zelensky adia visita a Portugal

O Presidente ucraniano tinha marcada a participação na reunião do Grupo de Arraiolos, a acontecer no Porto, na próxima sexta-feira. A visita a Zamora, em Espanha, ficou sem efeito, pelo que foi adiada também a viagem para Portugal

RUI DUARTE SILVA

Foi adiada a visita de Volodymyr Zelensky a Portugal, confirmou a SIC. O Presidente ucraniano tinha programada a participação numa reunião do Grupo de Arraiolos, no Porto, na próxima sexta-feira. No entanto, o agendamento ficou sem efeito depois de ter sido anulada a visita a Zamora, em Espanha, que Zelensky também tinha marcada.

O adiamento da visita do líder ucraniano foi apurado pela SIC junto de fontes da Presidência. Zelensky não estará, afinal, presente na reunião do Grupo de Arraiolos, no Porto. No encontro, estarão presentes 14 chefes de Estado, entre os quais o da Alemanha, Hungria e Polónia.

O Grupo de Arraiolos foi fundado pelo Presidente Jorge Sampaio, há 20 anos, e junta Presidentes da República sem funções executivas da União Europeia. Trata-se de um dos poucos encontros que reúnem chefes de Estado e que ocorrem em Portugal.

No final de agosto, em entrevista à RTP, Zelensky admitiu que recebeu um convite de Marcelo Rebelo de Sousa, quando o chefe de Estado português esteve na Ucrânia."Vou visitar Portugal, obrigatoriamente", respondeu o líder da Ucrânia. "Quero muito e estou certo de que chegará a altura e vou visitar Portugal, obrigatoriamente."

* Atualizado às 22:00, com a informação de que Volodymyr Zelensky já não virá a Portugal