A Rússia bloqueou mais de 300 quilómetros da estrada entre Rostov e Moscovo, através da cidade de Voronezh, para impedir que mercenários do grupo Wagner cheguem à capital russa, informou hoje o governador da região.
"Neste momento, o tráfego ao longo da estrada M-40, na região de Rostov, está encerrada entre os quilómetros 464 ao 777", declarou Alexandr Gusev.
"Peço solenemente aos residentes que se abstenham de viajar nas estradas regionais e locais", acrescentou o governante russo.
O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, reivindicou hoje a ocupação de Rostov, cidade-chave no sul da Rússia para guerra na Ucrânia, e apelou a uma rebelião contra o comando militar russo, que acusou de atacar os seus combatentes.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou a ação do grupo paramilitar de rebelião, afirmando tratar-se de uma "ameaça mortal" ao Estado russo e uma traição, garantindo que não vai deixar acontecer uma "guerra civil".
Prigozhin acusara antes o Exército russo de atacar acampamentos dos seus mercenários, causando "um número muito grande de vítimas", acusações negadas pelo Ministério da Defesa da Rússia.