A luta por Bakhmut está a tornar-se emblemática. No terreno têm sido plasmadas de forma evidente as estratégias de combate dos dois adversários na guerra. Os russos tentam compensar a falta de qualidade com quantidade, lutando à semelhança do Exército soviético na II Guerra Mundial, mas sem os números que possibilitaram tal estratégia no passado. Já os ucranianos aproveitam a vantagem de serem o lado defensor, aplicando um preço elevado (de muitas vidas) quando os russos atacam. Os russos têm vantagem em quantidade, mas os ucranianos são melhores estrategas militares. E deter a melhor estratégia pode significar deixar cair Bakhmut nas mãos dos russos.
Exclusivo
Bakhmut pode cair nas mãos dos russos, mas isso pode fazer parte da estratégia da Ucrânia. Que interesse tático tem a cidade?
Em Bakhmut, na região de Donetsk, os combates - intensos e sangrentos - já se prolongam há mais de seis meses. Os russos podem estar prestes a controlar aquela área e os ucranianos saírem vencedores do equilíbrio de forças. Afinal, o que se passa em Bakhmut e como pode definir a fase seguinte da guerra?