Exclusivo

Guerra na Ucrânia

Ataque ou acidente, a versão russa e a reação da NATO: o que vai mudar na guerra depois de a Polónia ter sido atingida?

Ouvidos pelo Expresso sobre os mísseis que atingiram território polaco, analistas portugueses e norte-americanos consideram que o mais provável é ter-se tratado de um acidente, mas "poderá haver uma escalada do conflito", com uma retaliação direta por parte da Polónia e o envio de mais tropas para o leste europeu. A reação da NATO é incerta, mas pode estar em causa a “segurança nacional de outros países” da Aliança

ANATOLII STEPANOV/GETTY IMAGES

Pouco se sabe ainda sobre os mísseis que caíram esta terça-feira em território polaco e que fizeram dois mortos, mas a teoria de que se tratou de um “ataque intencional não parece sustentável”, dizem especialistas ouvidos pelo Expresso a propósito das explosões que se registaram esta terça-feira na aldeia de Przewodow, no leste da Polónia, a escassos quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

"A tese de que a Rússia pretendeu atingir a Polónia não me parece sustentável. Se fosse uma declaração de guerra, os mísseis não teriam caído sobre uma pequena aldeia na linha de fronteira. A dimensão do incidente teria sido outra", diz o major-general Arnaut Moreira.