Não há ainda consenso quanto ao papel de Alexandr Dugin, a figura "marginal" e controversa que tem sido descrita como "o cérebro de Putin" ou o "Rasputin de Putin" - reforçando o esoterismo do filósofo e teórico de ideologia política. A ligação entre Dugin e Putin está longe de ser deslindada. Alguns estudiosos, como o cientista político finlandês Jussi Backman, contestaram fortemente estas alegações, apontando que não há evidências de proximidade entre os dois entusiastas do eurasianismo e da geopolítica multipolar. Putin nunca mencionou Dugin em público, mas o filósofo russo chegou a encontrar-se com Steve Bannon, assessor de Donald Trump.
Exclusivo
"Se a Rússia quer encontrar ideias, nem comunistas nem liberais, tem de olhar para a direita radical. É o desenvolvimento natural”
Jussi Backman estuda a filosofia de Alexandr Dugin, o homem que tem sido apontado como "o cérebro de Putin". Numa entrevista ao Expresso, o investigador e filósofo finlandês explica por que razão as ideias de Dugin ecoaram no Ocidente e analisa a 'colagem' de Putin às ideias do eurasianismo, de um mundo multipolar, antiliberal, e com inspiração na direita radical e até no nazismo