EUA

"Biden está a salvar a democracia": George Clooney anuncia apoio a candidatura de Harris

O ator norte-americano George Clooney, um dos financiadores dos democratas que apelaram a Joe Biden para retirar a sua candidatura, anunciou o seu apoio à campanha presidencial de Kamala Harris

George Clooney é amigo próximo do dono da empresa detentora do Costa Terra, o milionário norte-americano Mike Meldman
David Livingston

O ator norte-americano George Clooney - um dos primeiros apoiantes dos democratas a ter apelado a Joe Biden para retirar a sua candidatura - anunciou hoje o seu apoio à campanha presidencial de Kamala Harris.

"O Presidente Biden mostrou o que é a verdadeira liderança. Está a salvar a democracia mais uma vez", argumentou o ator norte-americano em comunicado, garantindo que fará "tudo o que for necessário para apoiar a vice-Presidente Harris".

Este ator -- que por várias vezes se envolveu na angariação de fundos para o Partido Democrata -- tinha pedido a Joe Biden, em 10 de Julho, para se retirar da corrida presidencial, face às dúvidas sobre o seu estado de saúde.

"Gosto de Joe Biden, mas precisamos de outro candidato", escreveu George Clooney num artigo publicado no jornal The New York Times, poucas semanas depois de ter participado com outras estrelas de Hollywood numa gala de apoio ao então candidato.

"Os principais democratas (...), senadores, membros da Câmara dos Representantes e outros candidatos que correm o risco de perder nas eleições de novembro devem pedir a este Presidente que se demita voluntariamente", defendeu Clooney, nesse artigo.

Depois de semanas de pressão, Joe Biden anunciou no domingo que abandonava a campanha, a menos de quatro meses das eleições, e apelou ao apoio à candidatura da sua vice-Presidente, Kamala Harris, que está agora muito perto de garantir a sua nomeação como candidata pelo Partido Demcrata.