Índia

Índia regista as piores chuvas em 39 anos

Dez pessoas morreram nas últimas horas em Calcutá, na Índia, após a maior chuva registada na cidade em 39 anos

Dez pessoas morreram nas últimas horas depois que a cidade de Calcutá, na região ocidental de Bengala, registar a maior precipitação em 39 anos. Nove das mortes foram causadas por eletrocussão em água parada.

Várias áreas da cidade e dos arredores enfrentam graves enchentes desde de ontem à noite. As estradas mais importantes da região lidam com um cenário semelhante, com os serviços de comboio interrompidos - muitos passageiros fazem os percursos diários a pé, atravessando o "rio" de água.

As inundações ocorreram dias antes do Durga Puja, o maior e mais popular festival anual da região, quando milhares de pessoas apareceram para adornar a deusa hindu Durga.

O dilúvio — terão caído de 251,4 mm em menos de 24 horas — é o pior que a cidade já viu desde 1986. Foi também o sexto maior dia de chuva na região nos últimos 137 anos.

O departamento meteorológico da Índia disse ainda que as chuvas foram resultado de uma área de baixa pressão, que se desenvolveu no nordeste do Golfo de Bengala.

A cidade continua em alerta com a previsão de precipitação constate para os próximos dias. Devido a muitas mortes por eletrocussão, as autoridades desligaram a energia em muitos lugares para evitar mais acidentes.