2001, Portugal
Foi há 23 anos que, a 4 de março, a ponte que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva colapsou e provocou a morte de 59 pessoas. Quando ruiu, na passagem sobre o Douro circulava um autocarro com mais de 50 passageiros, além de três automóveis com seis pessoas: não houve sobreviventes. Dois anos mais tarde, em 2003, foi inaugurado um monumento em memória das vítimas, a que foi dado o nome de “Anjo de Portugal”.
Dos 59 mortos, 54 pertenciam ao concelho de Castelo de Paiva, duas pessoas eram de Cinfães, duas de Gondomar e uma de Penafiel. O memorial, que se localiza em Castelo de Paiva, é da autoria do arquiteto Henrique Coelho. Na sua base tem escrito o nome de todas as vítimas mortais.
Na altura do acidente, o Governo decretou dois dias de luto nacional. Na sequência do acidente, Jorge Coelho, então ministro do Equipamento Social, demitiu-se.
2007, Vietname
Uma secção de uma ponte em construção, no sul do Vietname, desmoronou-se em setembro de 2007. A ponte visava unir as províncias de Vinh Long e Can Tho, erigida 16 quilómetros acima do rio Hau. Mais de 50 trabalhadores morreram e centenas ficaram feridos. Na altura, estavam a trabalhar no local mais de duas centenas de trabalhadores.
2007, Estados Unidos
Em 2007, no primeiro dia de agosto, o vão central de uma ponte sobre o rio Mississippi em Minneapolis, Minnesota, ruiu. No total, 13 pessoas morreram e 145 ficaram feridas. O acidente foi provocado por uma falha na infraestrutura da ponte: as chapas metálicas de reforço da ponte eram demasiadas finas para suportar o peso.
2011, Indonésia
Mais de uma dezena de pessoas morreram numa queda de uma ponte na Indonésia em novembro de 2011. Pelo menos 39 pessoas ficaram feridas. A ponte tinha 720 metros de comprimentos e tinha sido contruída à semelhança do Golden Gate de São Francisco.
2018, Itália
A 14 de agosto de 2018, a ponte Morandi de Génova, em Itália, desabou, provocando a morte de 43 pessoas. Aquando da queda, a cidade ficou dividida em duas partes, levando a que centenas de pessoas abandonassem as suas casas. Dois anos depois, a 3 de agosto de 2020, foi inaugurada uma nova ponte, chamada, “Génova San Giorgio” para unir as duas margens do Rio Polcevera.
2021, México
Mais de 20 pessoas morreram e 70 ficaram feridas no México, em maio de 2021, quando ao final da noite uma ponte do metropolitano de superfície ruiu à passagem de uma composição. O comboio partiu-se em dois na queda da ponte de cimento, de acordo com a descrição de um fotógrafo da agência de notícias AFP que esteve no local. Na altura o tráfego na linha 12 do metro da Cidade do México ficou completamente paralisado.
2022, Índia
No final de outubro de 2022, uma ponte pedestal suspensa, com 143 anos, caiu sobre o rio, em Morbi, no estado de Gujarat, no oeste da Índia. O acidente provocou mais de 140 mortes e mais de uma centena de feridos. Este foi considerado um dos piores acidentes do país. A ponte atravessava o rio Machchu e tinha sido construída pelos britânicos no final do século XIX.
2024, Estados Unidos
A Colisão de um navio com a ponte norte-americana em Baltimores provocou, esta terça-feira, a queda de vários veículos na água. A Guarda Costeira recebeu um aviso sobre o impacto às 5h27 de Portugal Continental. O navio de carga possuía uma bandeira da Singapura e tinha cerca de 289 metros, incendiou-se e afundou-se. Há pelo menos sete pessoas desaparecidas, que as equipas de emergência acreditam que tenham caído na água.