Internacional

Chuvas intensas no Rio de Janeiro já provocaram sete mortos

Até ao fim da manhã sete sábado foram confirmados alguns óbitos no estado do Rio de Janeiro. O governo tinha lançado um alerta para todo o fim de semana e avisado a população para não sair de casa sem necessidade

A ocorrência de fortes temporais na região sudeste do Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro, causaram, até ao fim da manhã deste sábado, sete mortes oficialmente confirmadas. Cães pisteiros estão a ser usados na busca por pessoas soterradas.

A cidade de Petrópolis foi das mais afetadas, tendo sido verificados deslizamentos e pelo menos quatro mortes. De acordo com o site “UOL”, uma criança foi retirada com vida dos destroços de uma construção e o corpo do pai também foi encontrado, mas o homem acabou por ter a morte declarada no local.

Houve ainda outra morte na região montanhosa, na cidade de Teresópolis. Um motorista de camião morreu na periferia do Rio de Janeiro, quando o veículo que conduzia caiu num rio, e em Arraial do Cabo, na zona litoral do estado, um homem foi vítima de um raio.

O governador do estado do Rio de Janeiro lamentou as vidas perdidas. "Com profundo pesar, expresso minha solidariedade às famílias e amigos dos cidadãos que perderam suas vidas", afirmou Cláudio Castro, em publicações nas redes sociais este sábado.

Os meteorologistas explicam que os grandes volumes de chuva devem-se ao calor excessivo verificado na última semana naquela região.

Em 2022, a cidade de Petrópolis foi o cenário da maior tragédia climática, que causou cerca de quatro mil desalojados e 235 vítimas mortais.