O sismo foi registado na noite de sexta-feira, às 23h47 locais (18h02 GMT), de acordo com o Centro de Monitorização e Pesquisa do Nepal. As autoridades nepalesas indicam que terá causado mais de 150 vítimas mortais na remota região oeste do país.
As operações de busca e salvamento estão a ser dificultadas pelo bloqueio das estradas devido aos deslizamentos de terra provocados pelo terramoto. Entretanto, o primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, já chegou à região afetada este sábado, para prestar apoio e lamentar a perda de vidas.
O Centro Nacional de Monitorização e Investigação de Terramotos do Nepal afirmou inicialmente que o abalo teve uma magnitude de 6,4 na escala de Richter, mas segundo a BBC, o Serviço Geológico dos EUA avaliou a intensidade do terremoto numa uma magnitude de 5,6, classificando-o um terremoto superficial, o que significa que terá acontecido mais perto da superfície da Terra. O Nepal está situado ao longo da cadeia montanhosa dos Himalaias, onde há muita atividade sísmica.