Um sismo de magnitude 6,4 escala de Richter no Nepal causou a morte a pelo menos 37 pessoas na região montanhosa do noroeste, adiantaram, esta sexta-feira, as autoridades nepalesas, que esperam o aumento do número de vítimas.
O Centro Nacional de Monitorização e Investigação de Terremotos do Nepal mediu o abalo em magnitude 6,4 e indicou que o seu epicentro foi em Jajarkot, que fica a cerca de 400 quilómetros a nordeste da capital nepalesa, Katmandu.
Um terramoto sacudiu os distritos do noroeste do Nepal, e as autoridades disseram que pelo menos 37 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas enquanto as equipas de resgate estão a realizar buscas nas aldeias montanhosas.
As autoridades referiram que o número de vítimas deve aumentar, observando que as comunicações com muitas aldeias foram cortadas.
O terramoto matou pelo menos 20 pessoas no distrito de Rukum, onde várias casas desabaram, indicou o agente da polícia Narvaraj Bhattarai numa conversa telefónica citada pela agência Associated Press (AP).
No distrito vizinho de Jajarkot, 17 pessoas foram confirmadas como mortas, referiu Harish Chandra Sharma, funcionário da administração governamental.
O serviço geológico dos EUA disse inicialmente que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 5,6 e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilómetros.
O sismo ocorreu pouco antes da meia-noite, quando muitas pessoas já dormiam em suas casas e o abalo também foi sentido na capital da Índia, Nova Deli. Terramotos são comuns nas montanhas do Nepal.
Em 2015, um sismo de magnitude 7,8 matou cerca de 9 mil pessoas e danificou cerca de um milhão de estruturas.