Internacional

Dona da Toblerone deslocaliza produção na Suíça: lei obriga a retirar da embalagem icónico logótipo do monte Matterhorn

Segundo uma lei aprovada em 2017, qualquer marca apenas poderá utilizar símbolos suíços nas suas embalagens se os produtos forem totalmente fabricados com recurso a laticínios nacionais. Ao deslocar parte da produção para a Eslováquia, a dona da Toblerone perde o direito de utilizar a imagem da montanha alpina Matterhorn

Ashley Pomeroy

O icónico logótipo do Matterhorn, um monte alpino na fronteira entre a Suíça e a Itália, terá brevemente de ser removido das embalagens de chocolate Toblerone após a empresa que detém a marca ter deslocado parte da produção da Suíça para a Eslováquia.

Segundo a Bloomberg, que cita o jornal suíço Aargauer Zeitung, a empresa norte-americana Mondelez, responsável pela produção da Toblerone, disse que iria substituir a imagem do Matterhorn por um logótipo “modernizado” de uma montanha mais genérica.

"O novo ‘design’ da embalagem introduz um logótipo de uma montanha modernizado e simplificado, que se alinha com a estética geométrica e triangular", afirmou um porta-voz da Mondelez, referindo-se à famosa geometria das suas barras de chocolate. Na embalagem passará ainda a ler-se "estabelecido na Suíça", em vez da anterior referência "da Suíça".

Isto porque, mantendo o seu logótipo original, a empresa norte-americana estaria a violar uma lei suíça que estipula claramente quando é que um produto pode utilizar símbolos do país nas suas embalagens ou afirmar ser “da Suíça”.

De acordo com legislação aprovada em 2017, intitulada “Swissness Act”, uma marca apenas poderá utilizar símbolos nacionais, como o Matterhorn, se os seus produtos forem totalmente fabricados com recurso a laticínios suíços.

À estação britânica BBC, a Mondelez sublinhou que a decisão de produzir na Eslováquia foi necessária para responder ao forte “aumento de procura a nível mundial” e para promover o crescimento “da marca Toblerone no futuro”.

Embora ainda não se saiba como será a nova embalagem, e se terá o mesmo impacto junto dos consumidores, a Mondelez disse que ganhará com a decisão de transferir a produção para a capital eslovaca de Bratislava, prevendo que a nova unidade de produção na Europa de Leste venha a "fabricar milhões de barras adicionais".

Texto de José Neves, editado por Cristina Pombo