Quais foram, de forma resumida, as conclusões do comité?
Os membros do comité formado para investigar o que se passou no dia 6 de janeiro de 2021 concluíram que a invasão do Capitólio não teria acontecido sem a intervenção de Donald Trump. Isso ficou escrito no documento final com as conclusões do painel. Trump, segundo o mesmo comité, providenciou “ajuda e respaldo aos revoltosos”, violando assim “múltiplas leis federais”.
O documento com as conclusões finais refaz as ações de Trump desde o momento em que a vitória de Joe Biden se começou a tornar clara até ao dia da invasão do Capitólio, numa tentativa de provar que todas as ações do então Presidente entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 foram pensadas para tentar subverter o resultado de eleições legítimas, facto que até os seus aliados mais próximos admitiram perante o comité.
A que ações se refere o resumo?
No resumo do documento de 160 páginas, os membros do comité resumem pontos que consideram essenciais para determinar “intenção”, e até “premeditação”. Trump, concluem os congressistas, “espalhou alegações de fraude relacionadas com as eleições de 2020”, “arquitetou um plano para anular o resultado da eleição”, “pressionou o vice-presidente Mike Pence, funcionários do Departamento de Justiça, funcionários estaduais, legisladores e membros do Congresso para o ajudarem a subverter a eleição”, “supervisionou um esforço para enviar certificados eleitorais falsos ao Congresso”, “enviou informações falsas aos tribunais para tentar provar que o resultado não era legítimo” e “convocou milhares de apoiantes para a cidade de Washington DC, inflamou os ânimos e adiou a intervenção que podia tê-los controlado, uma vez que muitos acabaram por invadir o Capitólio”. Tudo isso, indica o resumo, “equivale a uma conspiração de várias partes para anular os resultados legítimos das presidenciais de 2020”.