Exclusivo

Internacional

71 casos de covid deixam Macau em stresse, com escolas e comércio não essencial fechados. PIB deve cair em 2022

Dois anos depois do início da pandemia, o vírus furou as medidas restritivas que mantiveram Macau com um número reduzido de casos positivos e zero mortes. Em poucos dias, o território registou mais de 70 testes positivos e colocou quase três mil pessoas em vigilância. O número pode parecer diminuto mas é grave para a política “covid zero” seguida pela China, e as medidas de isolamento são severas. Empresas que “já estão muito endividadas” desde 2019 podem não resistir

Macau, que chegou a ser apontada como uma cidade exemplar no controlo da covid-19, vive agora o surto mais grave desde o início da pandemia. Com casos de transmissão na sociedade, registaram-se pelo menos 71 casos positivos desde o fim de semana, num território com cerca de 680 mil habitantes. Foi declarado o estado de prevenção imediata, anunciadas duas testagens em massa à população, o ano letivo acabou mais cedo e os serviços públicos permaneceram fechados esta semana.

Terça-feira, o Centro de Operações de Proteção Civil emitiu um comunicado a alertar para “falsos rumores” sobre as medidas adotadas. As autoridades indicaram que não têm intenção de ativar o plano de gestão comunitária circunscrita e apelaram aos residentes para não fazerem compras em excesso no supermercado.