Algumas das adolescentes que integram a equipa feminina de robótica do Afeganistão conseguiram abandonar país e chegar ao Qatar, juntando-se a um número crescente de cidadãos afegãos que fogem do controlo dos talibãs.
As jovens partiram do aeroporto de Cabul num voo comercial durante esta terça-feira e tencionam ficar no Qatar para dessa forma poderem prosseguir os estudos, informou a empresária e líder da equipa, Roya Mahboob.
As integrantes da equipa feminina de robótica deixaram a cidade de Herat durante a semana passada, enquanto os talibãs iam avançando e tomando o controlo do território.
Estava previsto que as adolescentes embarcassem na segunda-feira, mas o voo foi cancelado devido ao caos instalado no aeroporto de Cabul, quando centenas de afegãos invadiram a pista e se agarraram desesperadamente aos aviões que partiam.
Os talibãs garantiram que não vão impedir que raparigas tenham acesso à educação e que mulheres possam trabalhar, desde que usem o hijab, mas muitos temem um regresso às políticas repressivas contra os direitos e liberdades das mulheres que vigoraram no país entre 1996 e 2001, período em que os 'estudantes' estiveram no poder.
“Os talibãs prometeram permitir que as meninas tenham acesso à educação cumprindo a sharia [lei islâmica]. Teremos de ver o que isso significa”, refere Roya Mahboob, com algum ceticismo.
“Esperemos que os talibãs permitam que meninas e mulheres possam perseguir os seus sonhos e oportunidades”, acrescenta a responsável da equipa de robótica.