Internacional

Sem febre e sem ventilação, “está tudo a correr bem” com Donald Trump

Responsável médico da Casa Branca deu conferência de imprensa para sublinhar que há evolução positiva no estado de saúde do presidente dos Estados Unidos. Não há data para a saída do hospital

Drew Angerer / Getty

O Presidente dos Estados Unidos da América “está bem”. A garantia foi dada pela equipa médica da Casa Branca, que o acompanha no centro hospitalar Walter Reed, onde foi após testar positivo para o coronavírus que está na origem da pandemia de covid-19.

Segundo a explicação dada pelo responsável médico da Casa Branca, Sean Conley, Trump foi levado para o Walter Reed Nation Military Medical Center como “medida de precaução”, e, neste momento, a equipa médica “está extremamente satisfeita” com o progresso feito pelo líder dos EUA.

Sem febre nas últimas 24 horas, sem receber oxigénio de forma artificial, sem dificuldade em respirar, tudo “está a correr bem”, repetiu o médico em conferência de imprensa, não querendo dar prazos sobre quando é que poderá sair. A reavaliação será feita dia-a-dia. Neste momento, acrescentou o médico, Trump está animado, apesar de alguma fadiga. Com questões insistentes sobre se alguma vez recebeu oxigénio, o médico foi dizendo que não. Nem quinta-feira, nem sexta-feira, nem na manhã deste sábado.

Não querendo entrar em pormenores específicos sobre a situação clínica (ainda que dizendo que as funções cardíaca e função renal estão normais), Sean Conley disse que Trump, apesar de estar numa faixa etária considerada como grupo de risco (74 anos) e de apresentar o peso acima do desejado, “é muito saudável”.

Na conferência de imprensa, a hora do diagnóstico foi tema. O médico afirmou que já tinha 72 horas, mas só esta sexta-feira a Casa Branca informou publicamente do caso. Aliás, entretanto, o antigo governador de New Jersey, Chris Christie, que ajudou Trump na preparação para o debate presidencial do início da semana com Joe Biden, também testou positivo para o coronavírus.

Também tendo testado positivo para o coronavírus SARS-CoV-2, a primeira-dama americana, Melania Trump, não recebeu indicação para hospitalização, pelo que está em convalescença em casa, frisou o responsável médico.

Tweet de elogio aos médicos

No Twitter, Donald Trump fez um tweet, em que elogiou a equipa médica do centro hospitalar Walter Reed. "Com a ajuda deles, estou a sentir-me bem", afirmou o presidente dos EUA, que defendeu que têm sido feito progressos na luta contra a praga.

(notícia atualizada pela última vez às 18.23 com tweet de Trump)