Internacional

Crise real britânica: William diz que vai deixar de proteger o irmão Harry

“Durante toda a nossa vida coloquei o meu braço em redor de do meu irmão, mas não posso continuar a fazê-lo. Somos entidades separadas”, disse o príncipe William a um amigo, citado pelo jornal britânico Sunday Times, em vésperas da cimeira de emergência convocada para resolver a crise na família real

ANDY RAIN / EPA

Os laços entre irmãos parecem seriamente afetados em consequência do anúncio de afastamento do príncipe Harry da família real britânica. No mesmo dia em que a Rainha Isabel II anunciou uma reunião de emergência para estancar a “guerra civil” que se instalou na família real, o jornal britânico “Sunday Times” informa que o príncipe William já não apoia as atitudes do irmão Harry.

Segundo um amigo próximo do Duque de Cambridge, William revelou a sua “tristeza” pela crise que se instalou na família real, mas deixou claro que vai deixar de proteger o seu irmão mais novo. “Durante toda a nossa vida procurei por o meu braço em redor do meu irmão, mas não posso continuar a fazê-lo. Somos entidades separadas”, terá dito ao amigo. Contudo, disse esperar que se encontre uma solução para que a família real continue a jogar em “equipa”.

Tudo dependerá da reunião de emergência marcada para esta segunda-feira pela Rainha Isabel II. Para ela foram convocados os príncipes William e Harry e o pai, o príncipe Carlos. A cimeira real,. Que terá lugar em Sandringham (Norfolk), onde já se encontra a rainha, tem como objetivo esclarecer qual será o futuro dos Duque e Duquesa de Sussex, Harry e Meghan. A Duquesa participará por videoconferência, já que se encontra no Canadá com o filho de oito meses e os dois cães.

Será a primeira vez que os dois irmãos se vão encontrar frente-a-frente desde que a decisão de decretar a “independência financeira” da casa real foi anunciada pelos duques de Sussex. No encontro irão debater as propostas entretanto equacionadas pelos consultores palacianos e representantes dos governos do Reino Unido e do Canadá.