González Laya era até agora secretária-geral adjunta da ONU e diretora-executiva do Centro de Comércio Internacional (ITC).
A nova ministra dos Assuntos Externos (Negócios Estrangeiros), da União Europeia e da Cooperação espanhola é jurista especialista em relações internacionais e comércio.
A lista completa do novo Governo de coligação entre o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) vai ser comunicada oficialmente no domingo ao rei Felipe VI, mas o gabinete do chefe do Governo está a revelar à imprensa a "conta-gotas" os nomes dos novos ministros, que em muitos casos transitam do executivo anterior.
O novo executivo vai ter quatro vice-presidências, três delas ocupadas por mulheres e uma quarta pelo líder do partido de extrema-esquerda Podemos, Pablo Iglesias.
O gabinete do chefe do Governo espanhol sublinha o facto de "pela primeira vez" na história de Espanha haver três mulheres como vice-presidentes do Governo.
Pedro Sánchez tomou posse na terça-feira como chefe do Governo espanhol perante o rei Felipe VI, um dia após ser investido no parlamento para liderar uma coligação entre Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Unidas Podemos.
A sua investidura pôs fim a quase um ano de paralisia política, em que Sánchez liderou um executivo de gestão.
Os membros do novo executivo tomam posse na segunda-feira perante Felipe VI e terão a sua primeira reunião (Conselho de Ministros) na terça-feira.