Internacional

Kamala Harris fora da corrida à Casa Branca

Sem dinheiro para custear a campanha, a senadora democrata anunciou esta terça-feira desistir da candidatura a Presidente dos EUA

Bill Clark/GETTY

A senadora democrata Kamala Harris, anunciou esta terça-feira desistir da candidatura à presidência dos Estados Unidos. A incapacidade financeira para levar por diante a campanha esteve na origem do afastamento, ainda que Harris tenha usado o Twitter para garantir que fará tudo ao seu alcance “para derrotar Donald Trump e lutar pelo futuro do nosso país”.

Emails a que agência Reuters teve acesso mostram que a senadora pela California foi forçada a baixar os braços. “A minha campanha para presidente simplesmente não tem os recursos financeiros necessários para continuar”, lamenta numa das mensagens.

Kamala Harris, de 55 anos, lançou-se na corrida à Casa Branca em janeiro, e chegou a ocupar uma posição destacada para a nomeação pelo seu partido. Mas não por muito tempo. Ofuscada por outros nomes, como o de Elizabeth Warren, acabou empurrada para percentagens abaixo dos 10% e perdeu fôlego.

A senadora sai de cena um dia depois de Steve Bullock, outro pré-candidato do Partido Democrata, desistir também da corrida. Harris deverá continuar no Senado até 2022, altura em que termina o mandato.