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Sabe o que é isto? É uma carrinha pick up – e anda sem combustível

Apresentação do veículo da Tesla contou com a presença do CEO, o milionário Elon Musk. E incluiu testes à resistência do modelo, uns bem sucedidos, outros nem tanto

Pickup elétrica da Tesla foi apresentada esta quinta-feira (21 de novembro) em Los Angeles, EUA.
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Depois das promessas, o milionário Elon Musk conseguiu finalmente apresentar uma pickup elétrica da Tesla, a que chamou “Cybertruck”. O modelo é inspirado no que o próprio Musk chama design “cyberpunk futurista, estilo Blade Runner”, o clássico filme de ficção científica de 1982 e que teve uma sequela em 2017, com “Blade Runner 2049”.

A apresentação da pickup deu-se numa cerimónia na noite desta quinta-feira, em Los Angeles, Califórnia, nos EUA, transmitida em livestream limitada aos participantes inscritos. Nela, Elon Musk fez por provar a resistência do veículo de seis lugares, que é o favorito do CEO da Tesla, fabricante de carros elétricos. Usando um martelo, o designer Franz von Holzhausen bateu repetidamente nas portas blindadas do camião, que ficaram como se nada tivesse acontecido. Os responsáveis explicam que o material torna a pickup praticamente à prova de bala. Só não o é totalmente pelo que se mostrou minutos depois: o mesmo von Holzhausen atirou uma bola de metal na direção dos vidros do Cybertruck, partindo-os.

A resistência do modelo foi testada e provou-se robusta — menos os vidros, que acabaram partidos
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Além dos testes de resistência, a Tesla provou a capacidade de arranque da pick up, que venceu um Porsche 911, e explicou que disponibilizará pelos EUA 14 mil superchargers — o nome dado aos locais onde se podem recarregar baterias da marca. O “Cybertruck” virá em três versões, com um, dois e três motores com autonomia de cerca de 400, 480 e 800 quilómetros, respetivamente, e já pode ser pré-encomendado aqui.

O modelo de tração integral com dois motores foi o escolhido para a apresentação, onde se viu ainda uma suspensão dinâmica para cargas pesadas, piloto automático e, nas palavras de Musk, um assento para o condutor “grande o suficiente para lá caber André, o gigante” (famoso lutador de wrestling).

O preço inicialmente avançado pela Tesla andava à volta dos 50 mil dólares, cerca de 45 mil euros, ao câmbio atual, acima da média a que são vendidas as pickups nos Estados Unidos. Porém, na apresentação dos três modelos, o mais baixo ficou com um preço inferior a 40 mil dólares, enquanto o de dois motores chegou aos 50 mil. O modelo de três motores só começará a ser produzido em 2022, pelo que ainda não tem preço de venda. Para os outros dois, a pré-encomenda exige um pagamento imediato de 100 euros, mas também só em 2021 começarão a sair das fábricas.

Nos EUA, em cada seis veículos vendidos, um é uma pickup, o que significa que o mercado tenderá a mudar com esta chegada em força da Tesla. Elon Musk vinha trabalhando nesta ideia há mais de uma década. Em 2012, aliás, tinha dito que “adoraria fazer um super camião da Tesla, com suspensão pneumática dinâmica”. Ele aí está.

Apresentação contou com a presença do CEO da Tesla, Elon Musk
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