A jovem ativista sueca Greta Thunberg encontrou-se esta terça-feira com o antigo Presidente dos EUA Barack Obama, que lhe disse: “Tu e eu somos uma equipa.” Os dois reuniram-se em Washington a poucos dias de uma cimeira das Nações Unidas sobre alterações climáticas, que acontece no dia 23.
Questionada sobre as recentes ações pelo clima em que participou durante as suas deslocações a Nova Iorque e Washington, Greta respondeu: “Toda a gente é tão simpática e todos estes jovens parecem tão interessados e entusiasmados, o que é algo muito bom.”
“A minha mensagem para os jovens que querem causar impacto é que sejam criativos. Há uma quantidade incrível de coisas que podem fazer e não se devem subestimar”, acrescentou a jovem, que atravessou o Atlântico num barco movido a energia solar e sem emissões.
Mais tarde, Obama escreveu no Twitter: “Com apenas 16 anos, Greta Thunberg já é uma das maiores defensoras do nosso planeta. Reconhecendo que a sua geração suportará o fardo das alterações climáticas, ela não receia pressionar por ações concretas. Ela encarna a nossa visão na Obama Foundation: um futuro moldado por jovens líderes como ela.”
Greta tornou-se uma figura de referência no combate às alterações climáticas depois de organizar protestos semanais no exterior do Parlamento sueco. As suas ações desencadearam um movimento de jovens pelo clima, que levou a vários protestos em mais de 100 cidades em todo o mundo.