Agastadas pelas medidas de austeridade e descontentes com o Brexit, pedem aquilo a que chamam de “Wexit” e exibem tarjas onde se lê “IndyWales”. Duas mil pessoas marcharam este sábado nas ruas de Cardiff, em nome da independência do País de Gales. Esta é, de acordo com a organização, a primeira grande manifestação de índole secessionista registada no pequeno país que integra o Reino Unido. Let's (indepen)dance?
“A maré está a mudar, as marchas estão a crescer e as vozes são cada vez mais altas”, afirmou Adam Price, líder do partido nacionalista galês Plaid Cymru. “O povo está a despertar e vê que a ideia da independência é normal”, assegurou o responsável político, embora uma sondagem recente revele que apenas 12% da sociedade se mostre favorável à independência.
“Décadas de negligência de Westminster resultaram em pobreza e sub-investimento. Um terço das nossas crianças vivem numa situação de relativa pobreza e basta olhar para o caos provocado pelo Brexit para ver que Westminster não está preparado para governar ou representar o País de Gales”, considera Adam Price.