“Tenho os dois melhores rapazes do mundo”, disse Meghan Markle esta quarta-feira quando mostrou, juntamente com Harry, o filho recém-nascido. Os duques de Sussex ainda não anunciaram o nome do menino, mas garantem que ainda durante o dia vão visitar a Rainha Isabel II, para lhe apresentarem o seu oitavo neto.
O pai com um enorme sorriso, a mãe com o aspeto de quem acabou de dar à luz (quando foi Kate Middleton muito se comentou o facto de a duquesa aparecer perante a comunicação social como se não tivesse acabado de ter um filho) e o bebé coberto com uma manta e m gorro branco. Com Harry e Meghan, tudo pareceu ser mais descontraído e menos protocolar.
“É mágico, é mesmo incrível. Tenho os dois melhores rapazes do mundo e estou realmente feliz. [O bebé] Tem o temperamento mais amoroso, é muito calmo. Ele é um sonho”, disse a duquesa de Sussex aos jornalistas. “Não sei a quem é que ele sai”, interrompeu Harry.
Ao contrário do que aconteceu com os três filhos de William e Kate, e até com o próprio William e Harry, o casal apresentou o bebé ao colo do pai. Nos últimos nascimentos reais, era sempre a mãe que surgia com o bebé nos braços.
Os três apareceram aos jornalistas no hall de St George, no Castelo de Windsor. Além de ir conhecer a Rainha ainda esta quarta-feira, o bebé também vai ser apresentado à avó materna, Doria Ragland, que viajou de Los Angeles para o Reino Unido.
“Isto é ótimo. A paternidade é incrível”, disse Harry. “Ainda só passaram dois dias e meio ou três dias, mas estamos muito felizes por ter o nosso pedacinho de alegria”, acrescentou.
Na segunda-feira, às 05h26, nasceu o bebé real dos duques de Sussex. A criança, um rapaz com 3,260 quilos, é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico e oitavo bisneto da rainha Isabel II, de 93 anos, e o quarto neto de Carlos, príncipe de Gales.
Um dos dados que gera mais interesse é o nome do bebé, que poderá ser menos tradicional do que o do pai ou do tio, uma vez que não está na linha direta de sucessão. “Ainda estamos a pensar no nome. O bebé nasceu com algum atraso, por isso tivemos algum tempo para pensar. É o próximo passo e quanto a nós ver-nos-emos provavelmente dentro de dois dias, como planeado, para partilharmos o momento em família e para que todos vejam o bebé”, disse Harry logo no dia do nascimento.
Os detalhes sobre o parto foram mantidos em segredo a pedido do casal e desconhece-se se foi realizado em casa ou numa unidade hospitalar. Harry falou aos jornalistas em Windsor e o casal instalou-se recentemente numa casa renovada na propriedade real, denominada Frogmore Cottage, a cerca de 40 quilómetros a oeste de Londres, pelo que o nascimento terá ocorrido pelo menos nas imediações. A criança tem direito a dupla nacionalidade, visto que Meghan Markle é norte-americana.