Internacional

“Barack e eu mal esperamos por conhecê-lo”, “Bom ter outro touro na família”. As reações efusivas ao nascimento de mais um bebé real

Desde a Família Real aos irmãos de Diana, passando por Michelle Obama e o elenco da série 'Suits', todos fizeram questão de desejar felicidades aos mais recentes pais: Meghan e Harry

GETTY

Poucos minutos depois do anúncio do nascimento do bebé real dos duques de Sussex começaram a surgir as primeiras reações. Votos de felicidades, sorte e saúde. A Casa Real britânica divulgou logo um comunicado oficial, sublinhando que toda a família estava feliz com a 'boa nova'.

“A Rainha, o Duque de Edimburgo, o Príncipe de Gales, a Duquesa da Cornualha, o Duque e a Duquesa de Cambridge, a Sra. Jane Fellowees, a Sra. Sarah McCorquodale e Earl Spencer [estes últimos três irmãos da princesa Diana] estão a ser informados e estão deliciados com as notícias”, refere o comunicado.

Também Doria Ragland, a mãe de Meghan Markle, está “extremamente alegre com o nascimento do seu primeiro neto” e encontra-se na propriedade real, Frogmore Cottage, para acompanhar a filha e os primeiros dias do bebé.

Também o pai da duquesa de Sussex, Thomas Markle, já reagiu ao nascimento do neto, assumindo-se “orgulhoso” com o novo herdeiro e felicitando os pais do bebé. “Estou orgulhoso com o facto de o meu novo neto ter nascido no seio da Família Real e estou certo de que ele crescerá para servir a coroa e o povo britânico com graças, dignidade e honra”, afirmou o avô em declarações ao jornal britânico “The Sun”.

O tio e irmão da princesa Diana, Charles Spencer, realçou igualmente as “verdadeiramente adoráveis notícias” no Twitter, desejando “muitos, muitos parabéns” aos pais. E ainda brincou com o facto de ter o mesmo signo do que o sobrinho: “Bom ter outro touro na família...”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, também saudou os Duques de Sussex pela chegada do bebé, desejando-lhes “as maiores felicidades neste tempo feliz.”

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, disse esperar que o primeiro bebé de Meghan e Markle – que constitui sempre “um momento maravilhoso para qualquer casal” – seja educado de forma a “representar o melhor do grande país que é o Reino Unido.”

O líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, felicitou igualmente Harry e Meghan Markle, frisando esperar que todos “se encontrem bem”. “O nascimento de um bebé é um momento de alegria — parabéns a Harry e à Meghan”, escreveu por sua vez no Twitter a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.

O Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, que oficializou a união do casal a 19 de maio de 2018, pediu a Deus para abençoar “a família com amor, saúde e felicidade.”

O mayor de Toronto, cidade onde Meghan Markle viveu nos últimos anos, não deixou também de saudar os Duques de Sussex: “Que bom ouvir que a mãe e o bebé se encontram bem. Nós aguardamos pela próxima visita da família a Toronto”, escreveu John Tory no Twitter.

Michelle Obama também reagiu de forma efusiva ao nascimento do primeiro filho dos Duques de Sussex: “Parabéns, Meghan e Harry! Barack e eu estamos tão terrivelmente felizes por ambos e mal podemos esperar por conhecê-lo”, escreveu a ex-primeira dama dos EUA no Twitter, que já tinha aconselhado anteriormente Meghan a ter “algum tempo para si e não ter pressa para fazer tudo ao mesmo tempo.”

O elenco da série 'Suits', que já contou com a participação de Meghan Markle, também fez questão de felicitar a ex-colega pelo nascimento do filho. “A família de 'Suits' envia felicitações para o Duque e Duquesa de Sussex, o Príncipe Harry e Meghan Markle, pelo nascimento do seu rapaz”, pode ler-se num post da conta oficial da série no Twitter.

Um pouco por todo o país, mas sobretudo junto ao Castelo de Windsor, adjacente à propriedade Frogmore Cottage, – onde vivem os Duques de Sussex –, várias pessoas saíram à rua para festejar o nascimento de mais um bebé real.

O rapaz, que nasceu esta segunda-feira com 3,260 quilos, é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico, atrás de Carlos, o príncipe de Gales; William, o Duque de Cambridge, e os seus filhos – o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis – e o pai, o príncipe Harry.