Internacional

Juan Guaidó impedido pelo governo venezuelano de ocupar cargos públicos por 15 anos

Departamento de Controlo Geral da República acredita que Guaidó “ocultou ou falsificou dados da sua declaração de património” e que recebeu “dinheiro de instâncias nacionais e internacionais sem o justificar”

CARLOS JASSO/REUTERS

Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela, está oficialmente impedido de ocupar cargos públicos por um período de 15 anos, segundo avança o jornal El Mundo.

A decisão foi tomada pelo Departamento de Controlo Geral da República - uma instituição de auditoria encarregada de supervisionar o cumprimento e o controle dos procedimentos administrativos do Estado - que decidiu “inabilitar para o exercício de qualquer cargo público o cidadão pelo período máximo estabelecido por lei”. O afastamento de Guaidó foi justificado como o facto de sobre ele recaíram, acreditam as autoridades venezuelanas, “suspeitas de corrupção”.

Numa conferência de imprensa transmitida pelo canal estatal VTV, Elvis Amoroso, diretor do organismo, disse que Guaidó “ocultou ou falsificou dados da sua declaração de património” e que recebeu “dinheiro de instâncias nacionais e internacionais sem o justificar”.