Um autocarro escolar e um comboio colidiram esta quinta-feira à tarde numa passagem de nível em Milles, nos Pirinéus Orientais, no sul de França. Pelo menos quatro pessoas crianças morreram. Há ainda 24 feridos graves, segundo o presidente da Câmara, Philipe Vignes.
Entre os feridos, 21 eram ocupantes do autocarro escolar e são alunos de uma escola em Milles. três passageiros do comboio também sofreram ferimentos.
As autoridades estão a preparar uma base de operações no local, uma vez que o acidente tenha provocado “várias vítimas”.
O acidente aconteceu às 16h (15h em Lisboa), quando o autocarro, que transportava alunos de idades compreendidas entre 13 e 17 anos, atravessava a passagem de nível em Millas, não muito longe da fronteira francesa com Espanha.
Segundo o jornal “Le Figaro”, o sistema de controlo de passagens tem sido criticado pelo maus funcionamento. Vários acidentes aconteceram naquele local.
Para o local já se deslocaram o primeiro ministro, Edouard Philippe, e o ministro dos Transportes, Elisabeth Borne. Nas redes sociais, o presidente Emmanuel Macron e responsável pela pasta da Educação, Jean-Michel Blanquer já lamentaram o acidente e garantiram que “toda a ajuda” será mobilizada.