O expressivo aumento dos preços das casas verificado nos últimos dois a três anos - aliado à falta de oferta e à subida das taxas de juro - alterou todo o mercado de compra e venda de casa, não só para as famílias, mas também para quem constrói, para os mediadores imobiliários e para a banca.
Atenta a isso, a mediadora Century 21 elaborou o estudo “Observatório do Imobiliário” onde se podem perceber, entre outros factores, que tipo de casas estão agora no mercado, quem as está a comprar e se essas são as casas que se deseja ou apenas as que se podem comprar neste momento.
A apresentação deste estudo, à qual o Expresso e a SIC Notícias se associam como media partners acontece esta quinta-feira, 8 de fevereiro, e será precedida de um debate sobre o tema da habitação em Portugal. Para isso estarão presentes representantes do sector imobiliário e da banca, cujo papel tem sido reforçado por causa das taxas de juro. Aliás, ainda a semana passada, o Banco de Portugal revelou que o valor das renegociações de crédito à habitação subiu €7,2 mil milhões no ano passado, face aos 1,6 mil milhões de euros registados em 2022.
Por causa das eleições legislativas de 10 de março, haverá ainda espaço para uma visão mais política do tema que tem estado bem presente nos programas dos partidos.
Discutir o país: Observatório do Imobiliário
O que é?
É um debate do projeto Discutir o País e que coincide com a apresentação de mais um estudo da mediadora imobiliária Century 21 sobre o estado da habitação em Portugal.
Quando, onde e a que horas?
Dia 8 de fevereiro de 2024, no Casino de Lisboa, das 09h30 às 12h10, e em streaming no Facebook da SIC Notícias.
Quem vai estar presente?
- Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal
- Miguel Morgado, comentador SIC Notícias
- Catarina Martins, comentadora SIC Notícias
- Diogo Sousa Louro, administrador do BPI
- Luís Ribeiro, administrador do Novo Banco
- Miguel Belo de Carvalho, administrador do Santander Portugal
- António Ramalho, presidente da Touro Capital Partners
- Pedro Siza Vieira, sócio da sociedade de advogados PLMJ
- Ricardo Guimarães, diretor do Confidencial Imobiliário
- Luís Marques Mendes, comentador da SIC Notícias
Porque é que este encontro é central?
Porque continua a existir uma dificuldade de acesso à habitação e o país prepara-se para novas eleições com este tema no centro das propostas dos partidos.
Onde posso ver?
Aqui.