Projetos Expresso

23 startups disputam título de inovação tecnológica

Conheça as ideias de negócio das empresas que vão estar presentes no Global Tech Innovator, um evento da KPMG ao qual o Expresso se associa como media partner
Vencedor é conhecido no dia 15 de novembro

A Rauva será a startup que representará Portugal na finalíssima do Global Tech Innovator. A ela juntam-se mais 22 startups oriundas de outros países. Neste artigo, conheça melhor cada uma delas e saiba mais sobre a Rauva na próxima edição do jornal Expresso, nas bancas a 10 de novembro.

Match Exchange

Plataforma que representa a África meridional, dedicada ao comércio de mercadorias agrícolas. Redefiniram o comércio como uma solução multidimensional baseada em dados que otimiza perfeitamente toda a supply chain. A plataforma destina-se a agricultores, transportadores, entre outros. Promete ser uma solução de fácil utilização.

Instagrid

Startup que vem da Alemanha e que constrói baterias portáteis para substituir geradores a gasolina e diesel. As fontes de alimentação Instagrid não só reduzem as emissões, como também reduzem os custos, melhorando a saúde e a segurança dos trabalhadores. Além disso, aumentam a produtividade de muitas das maiores empresas de construção e infraestruturas da Europa.

Netzero

Representará a Arábia Saudita na competição e tem como fim último ajudar as empresas a reduzir emissões de carbono através de soluções baseadas na natureza. Quer preencher lacunas que existem e que servem de travão a um futuro sustentável, tornando o mundo mais verde e ajudando as empresas a compensar as suas emissões de carbono, de uma forma rentável e transparente.

Sapia.ai

Vinda diretamente da Austrália, este é um chat e uma plataforma de recrutamento que garante um processo mais rápido e justo na contratação por parte das empresas. É a primeira solução deste tipo a ser feita para romper preconceitos que afetam os processos de recrutamento tradicionais.

Pix Force

Esta é uma startup cujo core está no fabrico de produtos de inteligência artificial com foco em visão computacional. Foi classificada como a startup número 1 em inteligência artificial no Brasil nos últimos 5 anos e tem sedes no Brasil, Finlândia e Estados Unidos.

Phabuilder

Empresa nascida na China, de biotecnologia, que cria novas moléculas e materiais químicos. Todos os produtos finais são alimentados por uma linha de produção inteligente de nova geração, situada em Pequim.

Bia Energy

Plataforma que vem da Colômbia, a operar para o sector energético, que é centrada no cliente e que é orientada por dados, o que permite aos usuários assumir o controlo do seu consumo e dos custos de energia. A startup está a tornar-se, rapidamente, no padrão no sector energético da Colômbia.

HealthyCrop

É da Dinamarca e destina-se a desenvolver culturas que são naturalmente resistentes a infeções fúngicas, utilizando o mecanismo de defesa das próprias plantas.

Reveald

Solução pensada e levada a cabo pelos EUA, que que tem como propósito capacitar as empresas a adotar uma abordagem proativa relativamente à sua segurança cibernética. Com uma tecnologia exclusiva e patenteada, baseada em IA, a empresa fornece uma solução avançada e contínua de redução de riscos. Esta inovação ajuda as empresas a prevenir violações de segurança, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais.

Peddlr

App, das Filipinas, de contabilidade digital que tem como missão revolucionar os processos tradicionais. É uma plataforma inovadora em busca de substituir métodos desatualizados de caneta e papel para registro de vendas, gerenciamento de crédito e gerenciamento manual de estoque.

SemiQon

Processadores quânticos - vindos da Finlândia - poderosos e económicos, que fornecem escalabilidade às empresas. A tecnologia da SemiQon baseia-se em décadas de desenvolvimento e conhecimento da indústria de semicondutores.

Motito

Solução que representará o Gana, que foi criada para dar financiamento alternativo para bens como como máquinas de costura, laptops e telemóveis e permite que se pague de forma parcelada.

inPhocal

Tecnologia óptica, criada na Holanda, que permite a marcação (a laser) mais rápida e eficiente de embalagens. Permite, também, maior área de impressão e flexibilidade na forma dos objetos que precisam de ser marcados.

Lynkit

Foi criada na Índia e combina inteligência artificial, realidade aumentada, automação industrial e tecnologia de visão para digitalizar, automatizar e otimizar diferentes processos da cadeia de fornecimento.

Nory

Copiloto inteligente de hotelaria da Irlanda, que centraliza as operações de um restaurante num único sistema. A IA da Nory analisa todos os dados do negócios e orienta as equipas para controlar custos, aumentar a produtividade e aumentar a lucro dos resultados financeiros.

Nanocarry

É uma empresa que está sediada em Israel, uma biofarmacêutica inovadora dedicada a resolver uma questão médica importante: criar produtos terapêuticos para o cérebro. Através de sua plataforma proprietária de nanopartículas de bioengenharia, a Nanocarry está a desenvolver terapias para tratar cancros cerebrais e doenças neurodegenerativas.

Pale Blue

Representa o Japão e está a desenvolver um ecossistema espacial seguro para seres humanos e para o ambiente circundante em geral. Utilizam uma tecnologia de propulsão baseada em água.

Leadsales

Acompanhamento automático para que empresas, no whatsapp e nas redes sociais, para que estas não percam vendas e as conversas com os clientes, criada no México.

Inovus Medical

A empresa foi fundada em 2012, no Reino Unido, com um propósito claro: melhorar o atendimento cirúrgico através de treino e práticas conectadas. No centro de tudo o que a Inovus faa, o foco está na produção de tecnologias acessíveis e funcionais.

PlasticFri

Empresa vinda da Suécia que se especializou na transformação de resíduos agrícolas em produtos ecológicos para substituir os tão polémicos plásticos. Já foi premiada com o título de “Startup de Sustentabilidade Mais Inovadora do Mundo” entre 400 empresas em todo o globo.

Lypid

Startup do Taiwan, que produz alimentos alternativos - com gordura sustentável, saudável e mais saborosa -, em vez de recorrer à utilização de óleo de palma ou outros produtos prejudiciais à saúde.

DigiMe

Por último, a represente do Vietname, que se especializou em soluções assentes em dados de geolocalização que capacitam as empresas a tomar decisões mais informadas e, por consequência, mais orientadas para a verdade.


O vencedor será revelado dia 15 de novembro. Acompanhe tudo sobre o Global Tech Innovator em expresso.pt .

Global Tech Innovator

Em 2023, o Global Tech Innovator — iniciativa organizada pela KPMG — volta a Lisboa, na semana da Web Summit, que se realiza em novembro. Repetindo o projeto do ano passado, o Expresso volta a ser parceiro desta iniciativa, que colocará as melhores ideias e projetos, nacionais e internacionais, em competição.