Projetos Expresso

Os desafios da inteligência artificial e da desinformação em debate

Que desafios se colocam à opinião pública com o advento da inteligência artificial? Que desafios se colocam à democracia com a desinformação? Uma conferência reúne esta quinta-feira, em Évora, especialistas de várias áreas à procura de respostas

José Santos/unsplash

O INATEL de Évora recebe esta quinta-feira, a partir das 15h, o debate Inteligência artificial e desinformação: os novos desafios para a opinião pública. O programa conta com especialistas de várias áreas, divididos por dois painéis: no primeiro será abordada a inteligência artificial e os desafios para a opinião pública, no segundo a desinformação e os novos riscos para a democracia.

Numa sociedade cada vez mais dominada pelos algoritmos, mas também pelo imediatismo e pela automação de algumas funções, colocam-se desafios à forma como nos relacionamos, como intervimos no espaço público, qual o poder da desinformação, que danos pode causar à democracia. Vários especialistas têm vindo a público alertar para os riscos para a Humanidade, outros defendem os seus benefícios.

Os debates, moderados pelo jornalista do Expresso João Miguel Salvador, decorrem no Palácio do Barrocal, no centro da cidade, e têm transmissão em direto no Facebook do Expresso.

A abertura dos trabalhos estará a cargo de Francisco Madelino, Presidente do INATEL.

30%

Segundo a OCDE, Portugal é um dos oito países da organização com maior percentagem de postos de trabalho ameaçados pela inteligência artificial

Inteligência artificial e desinformação: os novos desafios para a opinião pública

O que é

À boleia das comemorações do 50º aniversário do Expresso, o semanário quer sentir o pulso ao país. Depois várias paragens pelo território nacional, a cidade de Évora é o próximo destino da exposição e conferência itinerantes do jornal. Os dois painéis do debate vão juntar investigadores, especialistas em inteligência artificial, um cronista e um marketeer, mas também um sociólogo, o responsável de uma empresa de audimetria e um jornalista. Os 50 anos do Expresso e o INATEL propõem, assim, uma reflexão alargada sobre os temas da desinformação e da inteligência artificial.

Quando, onde e a que horas?

Quinta-feira, 13 de julho, a partir das 15h, no Palácio do Barrocal, em Évora

Quem são os oradores em destaque?

  • João Vieira Pereira, diretor do Expresso;
  • Francisco Madelino, presidente do INATEL;
  • Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico;
  • Henrique Raposo, cronista do Expresso;
  • Gustavo Miller, head of marketing, Defined.ai;
  • Manuel Carvalho da Silva, investigador do CES, coordenador do CoLABOR.
  • António Gomes, diretor geral da GFK Metris

Porque é que este evento é importante?

Com rápida a expansão das ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, são vários os desafios que se colocam no domínio da informação nas sociedades contemporâneas. A desinformação, as notícias falsas, as deep fake news – sons e imagens falsas -, a facilidade de disseminar conteúdos falsos ou manipulados, são ferramentas poderosas que podem colocar em risco os valores das sociedades democráticas.

Onde posso ver?

No Facebook do Expresso.