Projeto Não Pares

Dez lições para tornar o seu treino mais estimulante

A ida ao ginásio não é a atividade mais excitante do dia para quem trabalha. Mas há formas de ganhar mais motivação e conseguir melhores resultados.

INCENTIVO: para se entusiasmar no ginásio, nada melhor do que começar pelas máquinas que lhe dão mais gozo
Lucilia Monteiro

Maria Serina

Os benefícios do exercício físico vão muito além da questão estética. Dedicar-lhe algumas horas por semana - idealmente não menos de três - tem resultados imediatos sobre o seu bem-estar. Mas se ir ao ginásio lhe parece tão empolgante como beber água gelada no Alasca, siga as dicas de Luís Spínola, diretor de Fitness do Club L, para ganhar mais motivação.

Inicie o treino com as máquinas de que mais gosta

Para se entusiasmar com o treino, nada melhor do que iniciá-lo pelos exercícios da sua preferência. Se a meia-hora de corrida ainda é um esforço para si, comece pelo remo ou pelo treino de força, e quando o corpo entrar em velocidade cruzeiro, salte para a passadeira e tente distrair-se com uma boa música ou com a sua série favorita (hoje qualquer ginásio tem vários aparelhos de televisão para distrair os mais contrariados durante o treino)

Evite os horários de maior afluência

Nestas alturas é mais difícil seguir o plano de treino à risca e não consegue fazê-lo de forma tão empenhada, porque terá de disputar vez nas máquinas com os outros utentes que escolhem a mesma hora para treinar - geralmente, início ou final do dia ou hora de almoço. E em vez de sair mais descontraído do ginásio, talvez volte ainda mais stressado, o que não é o objetivo da ida ao ginásio.

Treine com um personal trainer ou com um amigo

Ter alguém com quem conversar torna o treino mais divertido. O personal trainer ajuda-o a obter resultados mais rápidos, contribuindo para aumentar o seu entusiasmo com o ginásio. Ir com um amigo ou colega ajuda a que o tempo passe mais depressa. Podem aproveitar para pôr a conversa em dia ou para competirem durante o treino.

Veja vídeos de pessoas que treinam de forma intensa

Esta é uma forma de conseguir algumas dicas extra sobre os exercícios mais eficazes para as zonas do corpo que quer trabalhar, e ideias de novas formas de treino. Se o seu objetivo é fazer uma meia-maratona, veja vídeos de maratonistas para perceber como é a sua alimentação, com que frequência treinam, quantos quilómetros fazem, etc, etc, etc.

Tenha sempre consigo uma frase de motivação

Se o exercício não é o seu programa favorito para ocupar a hora de almoço ou para saltar da cama mais cedo, é fundamental que nessas alturas se lembre do que o move. Baixar o colesterol? Diminuir a barriga? Eliminar a flacidez? Fica mais fácil correr para o ginásio às sete da manhã se pensar que quer um corpo seco como o do seu colega de direção e se tiver um mantra que o motive. Uma boa ideia é 'o meu sacrifício de hoje é a vitória de amanhã", por exemplo.

Procure as aulas que mais o motivam   

Há pessoas que detestam treinar nos aparelhos e preferem exercitar-se nas aulas. Se o que realmente gosta é Body Pump, Cýcling ou Body Combat, talvez 10 minutos na sala de cardio, só para aquecer antes da aula, sejam suficientes.

Leve consigo uma playlist com as suas músicas favoritas

Se passa mais de meia hora na passadeira, a música é essencial para não se aborrecer e também para lhe dar 'choques' de energia quando ela começa a quebrar. Prepare a playlist de acordo com o treino. Se já sabe que a partir dos 20 minutos a energia começa a escapar-lhe, aposte em batidas mais fortes daí em diante.

Use equipamento que eleve a sua autoestima

Pode parecer-lhe despiciendo, mas não é. Entrar no ginásio com roupa adequada para a modalidade que pratica é uma forma de se sentir como um verdadeiro desportista e mais à vontade para treinar, sem estar preocupado se as suas roupas mostram demais ou lhe tolhem os movimentos. Inspirar-se nos fatos dos instrutores é um bom princípio.

Uma vez por mês faça uma aula completamente diferente

É fundamental para não morrer de tédio e para descobrir formas mais divertidas de treinar. Experimente todas as modalidades que o seu ginásio oferece - nem que seja só uma vez - e faça-o sem preconceitos. Há mulheres que pensam que Body Combat é para o sexo masculino, e homens convencidos que nas aulas de Pilates ou Yoga só há mulheres. Hoje as modalidades não têm sexo. Nem mesmo a zumba.

Aumente a intensidade do treino a cada dia

Se regressa ao balneário com a t-shirt seca, terá de esperar sentado pelos resultados - não significa que o seu corpo não esteja a beneficiar com o exercício físico, mas vai ser mais difícil notar uma barriga mais seca ou umas pernas mais tonificadas. Esforce-se mais um pouco a cada dia - corra mais 3 minutos, faça mais uma série de braços ou pernas, aumente 10 abdominais. Quanto mais depressa sentir resultados, mais rapidamente ganha o gosto pelo exercício.