Iniciativas e Produtos

“Desconectados”: uma coleção para pensar o impacto do digital na nossa vida

Uma iniciativa do Expresso em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos

Arranca a 25 de julho a coleção “Desconectados”, um projeto editorial que analisa os efeitos do digital nas nossas relações sociais, na saúde mental, no ensino e na educação, e na forma como vivemos. Porque estar conectado não significa estar dependente. 

Resultado de uma parceria entre o Expresso e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, o projeto “Desconectados” irá lançar, ao longo de quatro semanas, uma coleção de livros sobre os desafios da era digital. Cada volume combina investigação jornalística, testemunhos e dados relevantes, organizados em torno de quatro grandes eixos: redes sociais, adolescência, saúde mental e educação digital. 

Os quatro livros da coleção são oferecidos na compra do Expresso ou ao fazer a subscrição da edição digital

Calendário de lançamentos – Coleção “Desconectados” 

25 de julho – Pais, amigos, seguidores: novos laços digitais 

O uso excessivo de ecrãs está a redefinir as dinâmicas familiares e dos laços sociais. Como os dispositivos digitais estão a influenciar a comunicação entre pais e filhos? Como afetam a qualidade do tempo passado em família e a construção de laços afetivos, dentro e fora de casa? Este livro explora as novas rotinas à volta dos ecrãs, os desafios do equilíbrio entre vida digital e vida offline, e apresentar casos de famílias que adotaram estratégias para reduzir a dependência tecnológica no lar. 

Ensaio: Patrícia Dias / Reportagem: Joana Pereira Bastos 

1 de agosto – Sob influência: adolescentes e digitais 

A análise do impacto das redes sociais na adolescência, desde a influência de criadores de conteúdo até ao fenómeno do ciberbullying. Como é que os jovens constroem a sua identidade num mundo onde a validação social é medida em gostos e seguidores? Este número aborda a pressão estética, os desafios da autoimagem e os riscos de dependência das redes.  

Ensaio: Margarida Gaspar de Matos / Reportagem: Helena Bento 

8 de agosto – Mais um click de dopamina: saúde mental na era digital 

O consumo excessivo de ecrãs está associado ao aumento da ansiedade, depressão e défices de atenção. Como afeta o cérebro? Qual a relação entre redes sociais e problemas de autoestima? Analisam-se os impactos psicológicos do uso prolongado da tecnologia, incluindo distúrbios do sono e dificuldades de concentração. Na área de histórias podem focar-se em pessoas que conseguiram reequilibrar a sua relação com o digital e estratégias para um consumo mais consciente. 

Especialista: Gustavo de Jesus / Reportagem: Helena Bento 

15 de agosto – Pergunta ao chat: aprender numa era digital 

A escola enfrenta um dilema: como integrar as novas tecnologias sem comprometer a aprendizagem e a concentração dos alunos? Será que as ferramentas digitais mudaram a forma como aprendemos? Além de aumentarem exponencialmente a informação (verdadeira e falsa) a que temos acesso, as tecnologias podem facilitar o uso de estratégias que promovem a aprendizagem ou, em contraste, levar à adoção de práticas que não são eficazes e podem interferir com a aquisição de conhecimentos. Também criaram a necessidade de um novo tipo de literacia — a literacia digital 

Ensaio: Ludmila D. Nunes/ Reportagem: Isabel Leiria 

A coleção será ainda complementada por dois artigos de especialistas sobre temas incontornáveis da atualidade digital: 

22 de agosto – Geopolítica e tecnologia, por Raquel Vaz-Pinto 

A desinformação online tornou-se uma arma política poderosa. Como é que regimes autoritários e grupos de interesses utilizam a internet para manipular opiniões e interferir em processos eleitorais? Este artigo mergulha nos meandros das fake news, das campanhas de desinformação e do papel das redes sociais na polarização política. 

29 de agosto – Cibersegurança e sociedade, por Pedro Veiga 

Como podemos proteger a nossa privacidade e segurança num mundo digital onde os dados pessoais são constantemente recolhidos e explorados? Desde ataques informáticos a fraudes online, passando pela exposição inadvertida de crianças e jovens, este artigo aborda os principais riscos da navegação na internet. Golpes como phishing, fraudes bancárias e esquemas de falsos prémios são cada vez mais sofisticados e exploram a falta de familiaridade com a segurança digital.