Iniciativas e Produtos

Debate sobre inovação na agricultura e futuro dos sistemas alimentares reúne especialistas internacionais em Lisboa

As Lisbon Agri Conferences arrancam na capital, já nos próximos dias 23 e 24 de Novembro, com debates sobre o investimento, tendências e o futuro do sector agroalimentar. O Expresso associa-se a esta iniciativa como media partner

O Centro de Congressos de Lisboa acolhe o regresso da iniciativa Lisbon Agri Conferences, que junta vários especialistas nacionais e internacionais que pretendem encontrar novos caminhos para a agricultura e o sector agroalimentar. Sob o lema “Desenvolver o conhecimento”, no segundo dia (24 de novembro), o painel de especialistas vai abordar temas como a importância da Política Agrícola Comum (PAC), tendências e dinâmicas do agronegócio mundial e como construir o futuro dos sistemas alimentares.

Nelson Ferreira, Senior Partner na McKinsey e Líder Global da Linha de Serviços de Agronegócio (Brasil) abre as palestras deste segundo dia de conferências, partilhando conhecimento e ideias sobre as dinâmicas e tendências do agronegócio mundial. “Esperamos apresentar algumas provocações sobre como a agricultura regenerativa, as novas tecnologias (como a GenAI) e outras iniciativas que estão a ganhar força, nos podem ajudar a resolver essas questões”, antecipa o especialista.

Gestão da água em Israel

A Importância da Política Agrícola Comum (PAC) na União Europeia será abordada por João Pacheco, Membro Sénior da Farm Europe e Ex-Diretor Geral Adjunto da Agricultura na Comissão Europeia (Bélgica), e Erich Shaw, CEO da EJS Environmental Engineering (Israel), irá partilhar a experiência da inovação na agricultura, a gestão dos recursos hídricos em Israel e como se estão a preparar para fazer face às alterações climáticas. “Israel já começou a planear o próximo passo no abastecimento de água agrícola, através da formação de uma rede nacional de água que fornecerá efluentes reciclados por todo o país”, conta.

Robert Appleby, Fundador e Diretor de Investimentos na Cibus Capital (Inglaterra) falará em seguida sobre os questões agroalimentares na perspetiva do investidor e avisa que cabe ao setor financeiro o poder de moldar o cenário para a agricultura futura, “angariando os fundos necessários para concretizar avanços tecnológicos que tornarão a agricultura atrativa, rentável e limpa para o ambiente”.

A abrir a sessão da tarde, Janusz Wojciechowski, Comissário da Agricultura da Comissão Europeia, incentiva o apoio aos agricultores com o desenvolvimento de políticas pragmáticas que reforcem a sustentabilidade e invistam na investigação e inovação.

Construir o futuro dos sistemas alimentares

Segue-se a mesa redonda com o tema “Como construir o futuro dos sistemas alimentares” em que participarão personalidades como Clara Moura Guedes, CEO da Saltiproud/Monte do Pasto (Portugal); Inês Lima, Diretora Geral da McDonalds’s (Portugal), Anna Lenz, CEO da Nestlé, Portugal; Jean-Baptiste Bachelerie, CEO da Sonae Sparkfood (Portugal); José María Bonmatí, Diretor da AECOC (Espanha) e Robert de Vreede, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócio de Nutrição na Unilever (Holanda). O painel vai levar á discussão temas como a transição da agricultura convencional para a agricultura regenerativa e a democratização do acesso a soluções alimentares mais saudáveis e sustentáveis, bem como a preocupação com a sustentabilidade, a redução da pegada ambiental e o apoio às comunidades locais.

Assistir às sessões online

As considerações finais ficam a cargo de Antonio García Castro, Presidente Executivo da San Telmo Business School (Espanha), e será depois entregue o prémio AlumnISA 2022, que reconhece e premeia o trabalho realizado pelos alumni do Instituto Superior de Agronomia no último ano. Através de oradores reconhecidos mundialmente, as Lisbon Agri Conferences, que contam com mais de 500 participantes, têm como grande objetivo promover o sector agroalimentar com responsabilidade, dinamismo e sustentabilidade para o futuro. A iniciativa pretende ainda dar formação e conhecimento para os intervenientes da cadeia agroalimentar e desenvolver a rede de participantes.

Todos os interessados em participar neste evento podem assistir em modo online às sessões, através do Expresso.