Portugal tem a maior zona económica exclusiva da Europa e se a proposta de extensão da plataforma continental for aprovada pelas Nações Unidas o país passará a ter um território marítimo de 4 milhões de quilómetros quadrados — 97% de Portugal será mar.
Sendo o país uma referência mundial em termos de oceanos, não estranha que o Ministério da Agricultura e do Mar organize em Lisboa, de 3 a 6 de junho, a Blue Week, iniciativa a que o Expresso se associa. A ideia é que nesse período Portugal seja a referência mundial no debate sobre o mar. Haverá três grandes eventos, com governantes e especialistas mundiais a contribuírem para uma reflexão económica, estratégica e política sobre o assunto.
A Associação Industrial Portuguesa organiza na Feira Internacional de Lisboa, de 4 a 6 de junho, o Blue Business Forum, um encontro internacional de negócios do mar, dirigido a empresas e instituições. De 3 a 5 de junho acontece, em Cascais, o World Ocean Summit, conferência organizada pela revista “The Economist”: grandes figuras debatem o futuro da economia sustentável do oceano. Ainda em Cascais, no dia 5 de junho, a convite do Governo português haverá uma reunião em que ministros do mar de vários países refletem sobre a preservação do oceano.