Exclusivo

Transportes

Maximilian Otto Urbahn: quem é o americano amigo de Neeleman que saiu com uma pré-reforma milionária da TAP?

Fundou com David Neeleman a Azul e foi os olhos e a boca do acionista norte-americano na TAP. Entrou no final de 2015, e saiu menos de cinco anos depois com uma pré-reforma de 1,35 milhões de euros

David Neeleman e Humberto Pedrosa criaram a Atlantic Gateway para ir à privatização da TAP, pela qual pagaram 10 milhões de euros. A capitalização da companhia foi feita com fundos vindos da Airbus
JOSÉ CARIA

Braço direito de David Neeleman, Maximilian Otto Urbahn era o homem em que na TAP o então acionista norte-americano mais confiava. Juntos fundaram a Azul, a companhia brasileira de David Neeleman, onde este tem hoje uma participação marginal, de 4%.

Administrador da DGN Corporation (empresa de Neeleman), o nome de Maximilian Otto Urbahn aparece já a assinar a proposta de compra da Atlantic Gateway, de maio de 2015, onde Neeleman e Humberto Pedrosa fazem uma proposta não vinculativa de compra da TAP. Um documento onde já aparece a proposta de troca da encomenda dos A350 da Airbus pelos Neo - mas ainda sem o número de aviões Neo a comprar.

Maximilian Otto Urbahn estava desde 2015 na companhia portuguesa, onde assumiu funções relevantes na área da gestão de frota - as negociações com a Airbus também passaram por ele.