Economia

Sicasal renasce das cinzas

A fábrica de carnes recuperou a produção em tempo recorde, graças à entreajuda dos trabalhadores e do patrão, que não fez despedimentos

Conceição Antunes (www.expresso.pt)

A fábrica de carnes Sicasal em Vila Franca do Rosário, no concelho de Mafra, que sofreu um incêndio a 15 de novembro, já voltou à produção normal de carnes processadas e tem como projeto duplicar a produção na área de carnes frescas, que ficou inteiramente destruída pelo fogo.

Álvaro Santos Silva, empresário da Sicasal, decidiu não despedir nenhum dos seus 650 trabalhadores logo no dia do incêndio, que destruíu um terço da fábrica e danificou por completo todo o sector das carnes frescas.

O patrão da Sicasal disse ao Expresso, numa reportagem que pode ler na edição desta semana, no caderno de Economia, que tem uma "enorme gratidão" para com os seus trabalhadores, que "trabalharam noite e dia" na recuperação da fábrica.

Por seu turno, os trabalhadores organizaram uma festa em homenagem de Álvaro Santos Silva em Vila Franca do Rosário.

Apesar dos planos de contingência devido aos estragos do incêndio, a Sicasal continua a abastecer o mercado com 500 toneladas de produtos processados por semana.