Bastaram 2 dias para o EUR/USD recuar de máximos em 6 semanas, tendo fechado a semana com uma perda de 0,4% e abaixo do patamar de 1,30 dólares. Sinais de que as principais economias da Zona Euro estão em risco de entrar em recessão, penalizadas pelos problemas da periferia, estão a retirar sustentação ao euro nos mercados.

Na Alemanha, as últimas previsões do Bundesbank apontam para um crescimento da economia de apenas 0,4% em 2013 versus uma estimativa inicial de 1,6%. Outro dado negativo na principal economia da Zona Euro foi a produção industrial do mês de outubro - contraiu 2,6% versus estimativa de flat.

O BCE cortou as perspetivas de crescimento da Zona Euro e manteve as suas taxas diretoras inalteradas. No entanto a decisão de manter taxas, apesar de consensual, não foi unânime, o que fez aumentar a probabilidade a curto prazo de uma redução de taxas.

Destaque para a firmeza do dólar australiano, indiferente ao corte de taxas do Reserve Bank of Austrália, aos números do PIB do 3º trimestre desanimadores e a um défice comercial acima do esperado.









Teresa Pereira
Departamento de Consultoria e Research da Golden Broker