Tal como em Portugal, também no Brasil a Vila Galé está a apostar no interior e na recuperação de património histórico. O grupo português inaugurou este sábado um novo hotel no Brasil, em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, consolidando a sua posição de liderança no 'país-irmão', onde passa a ter 12 hotéis em funcionamento.
O recém-aberto Vila Galé Collection Ouro Preto envolveu investimentos de cerca de 28 milhões de euros (180 milhões de reais), e terá ao todo 311 quartos, dos quais 200 já estão em funcionamento. O projeto resulta da reabilitação de um edifício histórico, que data de 1779, ligado ao ciclo do ouro no séc. XVIII. Foi o primeiro regimento português de cavalaria no Brasil e protagonizou momentos marcantes, como a Inconfidência Mineira (movimento liderado por elites locais visando romper com o domínio da Coroa portuguesa) e serviu de esconderijo a Tiradentes, herói-mártir brasileiro que acabou decapitado. Ao longo dos tempos, o edifício foi tendo vários usos, funcionou como o antigo colégio D. Bosco, e estava há longos anos ao abandono.
“Estamos aqui, em Minas Gerais, a devolver algum do ouro que levámos do Brasil há uns séculos, como eu costumo dizer por brincadeira”, salientou Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, no evento de inauguração da unidade turística em Ouro Preto.
“Este hotel não tem mar próximo, mas nenhum cliente vai dar pela falta de mar”, realçou ainda o hoteleiro, lembrando que, além das experiências associadas ao vinho e aos cavalos, o Vila Galé Collection Ouro Preto inclui cinco piscinas, numa propriedade também com cascatas, e terá uma aposta forte nos eventos, contando com salas com capacidade para mais de 1000 pessoas.